Serviços de saúde integrados: do planejamento à ação
O cuidado integrado é a maneira mais justa, eficaz e econômica para melhorar a saúde da população. Ele traz uma visão abrangente para maximizar o nível e a distribuição da saúde e bem-estar, com ações simultâneas sobre três componentes principais:
-
atenção primária e funções essenciais de saúde pública como o núcleo dos serviços integrados de saúde;
-
políticas e ações multissetoriais;
-
empoderamento de pessoas e comunidades.
A implantação com eficácia do primeiro componente compreende a maneira de como efetivamente integrar os serviços de saúde e de como estes respondem às necessidades dos indivíduos e populações, de modo a fornecer serviços abrangentes e de boa qualidade ao longo do curso de vida, por meio do trabalho conjunto das equipes multidisciplinares em vários ambientes e pelo uso de evidências para melhorar continuamente o desempenho.
A integração dos serviços de saúde, quando baseados na atenção primária e nas funções essenciais de saúde pública, fortalecem não só o cuidado centrado na pessoa como contribuem para uma melhor utilização dos recursos. Esses serviços melhoram a equidade, encorajam a seleção de serviços baseados nas necessidades holísticas de uma determinada população e oferecem inúmeros tipos de cuidados ao longo da vida, que vão desde a promoção da saúde e prevenção de doenças, ao diagnóstico, tratamento, gestão dessas doenças e cuidados de longo prazo, reabilitação e cuidados paliativos.
A continuidade dos cuidados deve ser coordenada em todos os diferentes níveis e locais de atenção dentro e fora do setor de saúde.
Uma abordagem integrada para a prestação de serviços é crucial para a busca da cobertura universal para saúde.
Dr. Bruno Cavalcanti Farras
Mara Machado